Dando sequência ao que foi tratado em reunião no dia 25 de abril, no início da tarde desta quarta-feira, 30 de abril, a vereadora psicóloga Tanise Sabino ao lado dos representantes da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa esteve na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMEDT) reunida com os titulares da pasta, a secretária Rosani Alves Pereira, e o seu adjunto Filipe Tiesbierek para dar continuidade ao projeto de implantação do Polo Gastronômico da Cidade Baixa.
Desde 2015 existe o DECRETO Nº 19.076 que institui a Cidade Baixa como polo gastronômico, cultural e de lazer. Inicialmente, havia uma governança estruturada para promover o bairro como destino turístico, mas com o tempo e as mudanças de governo, essa estrutura se desfez. A Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa continuou atuando pontualmente com secretarias públicas em questões como iluminação e limpeza. Após a pandemia, a associação concebeu um projeto do Sebrae para reposicionamento da marca Porto Alegre e decidiu aderir ao eixo de qualificação das empresas turísticas. No entanto, devido a enchentes, o foco foi alterado para reposicionar o bairro na mídia e entre influenciadores. Como resultado, foi criado um guia digital chamado Sempre Cidade Baixa e Centro Histórico, com 28 páginas, que reúne estabelecimentos e pontos turísticos da região.
“Momentos como estes, são para mim um grande estímulo: aproximar pessoas que tem problemas para resolver, colocar na frente do governo e construir soluções. Neste sentido, hoje demos um grande passo: concreto, propositivo” – sintetizou Tanise, expressando sua satisfação com a realização de uma reunião técnica e objetiva, no qual se pode avançar em relação a demanda trazida pelos empresários.