Tanise Sabino trabalhou alguns anos na área da prevenção e tratamento da Dependência Química durante a sua trajetória profissional. Iniciou na Clínica Pinel, realizando atendimentos individuais e em grupos com pessoas que sofriam devido a dependência química.
Após, quando ingressou no serviço público e trabalhou no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Tanise coordenou grupos operativos de promoção a saúde, voltado para os funcionários que apresentavam quadro de dependência química e para os seus familiares.
Em 2009, Tanise recebe o convite para ser diretora da Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Porto Alegre, e neste período realizou diversos cursos e seminários para os servidores, especialmente, psicólogos, médicos e assistentes sociais, com o objetivo de promover a capacitação e atualização em relação a temática.
Atualmente, Tanise Sabino é voluntária em diversas instituições e realiza doações de cestas básicas e roupas, além de palestras em comunidades terapêuticas como a “Caverna do Adulão”, “Casa de Oração”, “Terra Nova”, “Desafio Jovem Gideões” e “Pacto”.
Outra atuação da psicóloga Tanise Sabino é a colaboração como voluntária em grupos de tratamento e ressocialização como o “Café Convívio” e “Ergon Teleios”, que são grupos de apoio informal de atendimento direto e gratuito a dependentes químicos e familiares.
Como Vereadora da capital, Tanise Sabino também tem um compromisso com esta temática. No dia 06 de janeiro de 2022, protocolou a frente parlamentar chamada “Prevenção, Tratamento e Ressocialização da dependência Química”.