No dia 22 de fevereiro a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para entregar um ofício formalizando o seu pedido de psicólogos para as Unidades de Saúde da Prefeitura: “Já conseguimos psicólogos para as escolas, e agora a luta segue, para que tenhamos também psicólogos na atenção primária. Se um cidadão por exemplo, está com uma crise de ansiedade e vai ao posto de saúde, como aceitar que ele receba um encaminhamento e precise aguardar quase dois anos por um atendimento especializado? Precisamos agir no serviço de atenção primária, e com isto com certeza vamos evitar que os problemas se agravem e que todo o sistema fique sobrecarregado”, destacou Tanise, entregando o ofício nas mãos de Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, com a presença também da Diretora de Atenção primária, Vânia Frantz.
No ofício entregue por Tanise ao Secretário da SMS está também uma proposta para viabilizar a colocação destes profissionais nos postos de saúde ainda este ano, de forma a gerar benefícios concretos para o cidadão. De acordo com um estudo realizado pela parlamentar, ainda que em um primeiro momento não seja possível viabilizar um psicólogo para cada posto de saúde, 8 profissionais já vão gerar um impacto que poderá ser perceptível na rede de saúde.
Fernando Ritter agradeceu o esforço de Tanise em somar para a saúde mental e se comprometeu a analisar o pedido da parlamentar: “Seu pleito é muito oportuno e necessário. Eu concordo com essa demanda. Farei o possível para atende-la”.
Tanise Sabino é a primeira Vereadora Psicóloga eleita na história da Câmara de Vereadores e desde que assumiu foi incisiva na cobrança da regulamentação da Lei 13.935/2019 que determina que as escolas da rede pública de educação básica disponham de psicólogos e assistentes sociais. Depois de 3 anos de insistência, Tanise Sabino conseguiu que a Prefeitura de Porto Alegre lançasse um edital no modelo de parceirização para a contratação de 27 psicólogos, 16 assistentes sociais, 8 fonoaudiólogos, 8 psicopedagogos e 357 agentes de educação inclusiva. Todos estes profissionais já foram contratados pela vencedora do edital, a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS) e já estão atuando nas 99 escolas da rede pública de educação básica.
PrevTanise Sabino promove reunião para ajustar atendimento da Farmácia de Medicamentos Especiais22 fevereiro 2024NextVereadora Tanise Sabino articula emenda parlamentar com o Senador Heinze para o Lar Gustavo Nordlund e Comunidade Terapêutica Fazenda Bom Jesus22 fevereiro 2024