O Vereador Tiago Albrecht, presidente da Frente Parlamentar do Estado Laico e Liberdade Religiosa, e a sua vice-presidente, a vereadora psicóloga Tanise Sabino, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (29) para planejarem as ações da frente parlamentar.
A Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa e do Estado Laico tem o objetivo de promover o diálogo, a tolerância e a harmonia entre diferentes religiões e também entre religião e Estado. A diversidade religiosa enriquece a e fortalece os laços sociais, pois a religião desempenha um papel fundamental na vida de muitos cidadãos.
Conforme o presidente, vereador Tiago Albrecht: “a frente parlamentar também tem como objetivo levar conhecimento e informação nos diversos órgãos públicos”.
Desta forma, uma das ações de planejamento será a realização de um curso de 8h com os servidores públicos municipais que irá abordar o tema da liberdade religiosa e Estado laico. A ideia é oferecer este curso para a Escola de Gestão Pública da Prefeitura, que tem como missão capacitar todos os servidores públicos municipais, que são mais de 13 mil servidores; para a Escola Julieta Battistioli, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que tem como missão capacitar os mais de 700 servidores; e a Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia Legislativa, que tem como missão capacitar 1.365 servidores da instituição.
Outras ações de planejamento das ações da frente parlamentar estão o estabelecimento de parcerias com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEEE) e uma reunião da frente parlamentar municipal, em parceria com o Deputado Sabino, a ser realizada na Assembleia Legislativa, com o objetivo de colocar a pauta na agenda do Estado. Além disso, a frente parlamentar estabeleceu um cronograma de reuniões para tratar temas, como o racismo religioso, o conceito de liberdade e diversos outros assuntos.
A vereadora psicóloga Tanise Sabino, vice-presidente da Frente Parlamentar do Estado Laico e Liberdade Religiosa, ressaltou que “ a nossa Frente Parlamentar atuará incansavelmente para que seja mantida a sua neutralidade em relação às questões religiosas, assegurando que nenhuma crença seja privilegiada em detrimento de outras. O Estado laico é o alicerce de uma sociedade plural, onde todas as vozes têm espaço e todas as crenças são respeitadas”.