Na manhã do dia 17 de junho, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realizou uma reunião virtual com o Secretário Adjunto da Educação, Mário Lima, e a coordenadora de Educação Especial, Josiara Alves de Souza, para tratar da regulamentação da Lei Federal 13.935/2019 que prevê a contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino ressaltou que: “a presença de psicólogos nas escolas irá possibilitar um suporte emocional mais próximo e acessível aos alunos. Questões como ansiedade, baixa autoestima, conflitos familiares e outras dificuldades emocionais podem ser identificadas e tratadas precocemente, favorecendo o bem-estar dos estudantes e um desenvolvimento mais saudável”.
A coordenadora de Educação Especial, Josiara Alves de Souza, mostrou-se bastante favorável a implantação da lei em Porto Alegre e ressaltou que: “além de apoiar os alunos, os psicólogos também podem trabalhar em conjunto com os educadores, oferecendo orientações para lidar com questões comportamentais em sala de aula. Essa colaboração contribui para a promoção de um ambiente escolar mais harmonioso e produtivo. Além disso, as famílias também são envolvidas no processo, recebendo orientações sobre como lidar com desafios emocionais em casa, o que fortalece os vínculos entre a escola e a comunidade”, disse Josiara.
O Secretário Adjunto da Educação, Mário Lima, também reconhece a importância da regulamentação e disse que: “a atuação dos psicólogos nas escolas permite identificar sinais precoces de problemas de saúde mental, evitando que essas questões se agravem ao longo do tempo. Com um acompanhamento adequado é possível prevenir situações mais complexas, como o bullying, a depressão e o abandono escolar”.
Na reunião, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino cobrou a realização, por parte da SMED, de um estudo sobre o número de escolas por região. A ideia é dividir a cidade em 17 regiões, assim como funciona o Orçamento Participativo e, desta forma, fazer um levantamento de quantos psicólogos seriam necessários por região. A SMED ficou de fazer este estudo, tendo em vista que na próxima semana está agendado uma reunião com o prefeito para tratar deste assunto.