Na manhã deste sábado, 03 de dezembro, aconteceu o ato que denomina a rua Angelino de Souza Pazzim, por iniciativa da vereadora Tanise Sabino. A rua está localizada no Loteamento Nossa Senhora da Esperança, no bairro Belém Velho, de Porto Alegre.
Angelino de Souza Pazzim, natural de Sanga Funda, em Osório, era agricultor, plantador de milho, mandioca e cana de açúcar e dessas atividades retirava o sustento de sua família. Em Sanga Funda, casou-se com Donatila e tiveram 12. Em 1977, Angelino passou a residir no bairro Nonoai em Porto Alegre e realizava um trabalho social em seu bairro em prol dos mais necessitados. O homenageado faleceu aos 87 anos de idade, após ser acometido com a doença de Alzheimer.
A proponente da homenagem, vereadora Tanise Sabino, destacou em sua fala a importância de nomear uma rua. “Algumas pessoas não sabem, mas a partir de uma nomeação de rua muitas famílias passam a ter um CEP, conseguindo receber suas correspondências em casa. E além de dar dignidade e facilitar a vida de quem mora aqui, também é uma forma de honrar uma família. Ao longo da nossa história dos Sabinos, o meu esposo Elizandro como Vereador por dois mandatos e eu como vereadora, já tivemos a oportunidade de fazer vários projetos de lei com nome de rua e inaugurar estas ruas. Mas hoje, pela primeira vez na nossa história, depois de inaugurar tantas ruas, hoje estamos honrando alguém da nossa família, o meu saudoso avô, Angelino de Souza Pazzim.”
O filho de Angelino de Souza Pazzim, Dr. Jurandi Pazzim, ressaltou alguns ensinamentos de seu pai. “Ele tinha uma característica: era trabalhador. Ele dizia “não deixe que o sol bata na tua cama ao amanhecer e nem ao anoitecer. Deixe que ele primeiro se esconda para que tu possas deitar” e eu sempre perguntei o porquê e ele me ensinou a importância do trabalho nas nossas vidas. Ele disse que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Meu pai me ensinou muito valores, como o trabalho, família e honestidade. Parabéns a minha filha, vereadora Tanise, por esse gesto nobre de homenagear uma pessoa que só fez o bem.”
Segundo o deputado Sabino “hoje, Angelino de Souza Pazzim entra para os nomes de logradouro público, isso significa fazer parte da história do município. Quantos moradores passam por essa cidade e seus nomes ficam no esquecimento, mas Angelino de Souza Pazzim entra para a história de Porto Alegre. É um momento muito importante para a comunidade. Parabéns Tanise pela iniciativa e parabéns aos familiares”.
A inauguração da rua contou com a presença do deputado Sabino, do Secretário Adjunto da Saúde Richard Dias, dos familiares do homenageado, filho Dr. Jurandi Pazzim, nora Maria Izabel, genro Luis e netos Tanise, Tanara, e Leonardo, do Pr. Eliezer Vaz e sua esposa Simone e lideranças comunitárias da região.