Na sexta-feira, 06 de maio, a vereadora psicóloga Tanise Sabino, esteve presente na cidade de Alegrete, onde conheceu pessoalmente o trabalho realizado pela Samu Mental e os resultados desse serviço para a comunidade. Na ocasião, a parlamentar foi acompanhada pelo deputado estadual Elizandro Sabino, autor da Lei nº 15.412, que institui a Campanha Janeiro Branco, mês de promoção à saúde mental, no Estado do RS.
A Vereadora Tanise Sabino, que já conhecia a equipe da Samu Mental de modo virtual, através de reunião realizada pelo Zoom, em 16 de março do ano passado, ficou encantada com o trabalho e protocolou indicativo semelhante em Porto Alegre. A comitiva da Vereadora Tanise Sabino foi recebida pelo Claudiomiro Oliveira e Nádia Mileto, responsáveis pelo serviço da SAMU Mental na cidade de Alegrete.
“Como Vereadora da Cidade de Porto Alegre já protocolei junto à Prefeitura o indicativo para que tenhamos esse serviço no município. Essa é a minha luta: um compromisso com a saúde mental. Já visitei o Samu Mental em Brasília, o Distrito Federal é pioneiro em saúde mental. Trazermos essa iniciativa para os municípios gaúchos me alegra, precisamos desse atendimento para todos, é uma questão de saúde pública”, destacou Tanise.
Segundo o deputado Sabino, “fico feliz em poder acompanhar esse trabalho e agradeço ao Claudiomiro e a Nádia por nos receberem tão bem e nos apresentarem sobre o projeto que atende urgências e emergências psiquiátricas na cidade. Precisamos estar atentos aos casos de suicídio, automutilação e demais ocorrências, precisamos fazer a nossa parte como comunidade”.
Conforme Claudiomiro “no ano de 2019, antes de iniciar o projeto da Samu Mental, a cidade de Alegrete tinha um índice negativo muito alarmante em relação ao suicídio. Foram 11 suicídios no ano de 2020 e no ano de 2021, após a implantação da SAMU Mental nós conseguimos reduzir para 02. E isso também foi muito por conta da parceria com o pessoal do vídeo monitoramento, que eles nos acionam em tempo real, e assim a gente consegue dar uma agilidade maior nessas demandas que são prioritárias. Estamos falando de vidas a serem salvas!”.
O Serviço de Atendimento Multidisciplinar de Urgência voltado para a Saúde Mental – SAMU MENTAL, visa atender e auxiliar a comunidade de Alegre em casos como surtos psicóticos, agitação psicomotora, suicídio e tentativas de suicídio, depressão e ansiedade grave, emergências em decorrência de alcoolismo e drogas. Para entrar em contato com a Samu Mental de Alegre, ligue para: (55) 99155-3363.
Estiveram presentes acompanhando a Vereadora Tanise Sabino, além do Deputado Estadual Elizandro Sabino, o vereador Vagner Fan e o vice-prefeito de São Francisco de Assis, Jeremias Oliveira.