Na manhã desta segunda-feira, 27 de fevereiro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve reunida com a Secretária de Educação, Sônia Rosa para acompanhar a adequação da Lei 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que prevê que as redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais.
Infelizmente, ainda não foi possível chamar os profissionais da Psicologia via concurso público por questões orçamentárias do município. “Eu inclusive solicitei uma reunião no comitê gestor da prefeitura e nesta reunião apresentei os dados sobre os quantitativos de psicólogos e assistentes sociais e a importância desta contratação”, salientou a Secretária Sônia Rosa.
A vereadora psicóloga Tanise Sabino reforçou a necessidade dos psicólogos e assistentes sociais estarem nas regiões, e não na sede da Secretaria Municipal da Educação (SMED). “É lá na ponta, estando no ambiente escolar, que o psicólogo conseguirá fazer um diagnóstico e um mapeamento das principais necessidades da comunidade escolar. Precisamos investir em programas de saúde mental nas escolas”.
Outras alternativas, para a contratação de psicólogos, foi a ideia de programas de inclusão e saúde mental. A Vereadora aproveitou a ocasião para reforçar o seu compromisso com a saúde mental e inserir esta pauta como uma constante na Secretaria de Educação. “A ideia é que este tema esteja presente não apenas através da presença de profissionais específicos da área, mas também nas discussões do dia a dia das escolas, pois esta é uma demanda crescente. Tem sido recorrente, infelizmente, o adoecimento mental de crianças, adolescentes e professores. Precisamos de psicólogos para identificar estes sinais, e realizar programas de prevenção as doenças e promoção da saúde mental”, reafirmou Tanise.