Neste sábado, 04 de dezembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino promoveu o Seminário “Mulheres com Propósitos”. O evento, realizado principalmente para o público feminino, ocorreu no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e contou com a presença de mais de 50 mulheres, líderes de diversos segmentos. Estavam presentes lideranças de Porto Alegre e outras cidades como Novo Barreiro, Teotônia, Sapiranga, São Leopoldo, Caxias do Sul, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Santa Cruz, Guaporé, Eldorado do Sul e Guaíba. Devido ao sucesso do seminário, essa iniciativa será levada para demais bairros de Porto Alegre e outros municípios do Estado.
O foco principal do evento foi reforçar a importância da participação das mulheres na política e sobre como é essencial que ocupem espaços como o legislativo, trazendo uma reflexão sobre o equilíbrio que a mulher pode trazer com a sua inserção no campo das políticas públicas. Na ocasião, também foram abordado o movimento conservador e a importância do cristão na política, trazendo a fé, a família e os valores cristãos para esse meio.
“Hoje estamos aqui para falar de mulher para mulher e mostrar a nossa união feminina. Somos mulheres com propósitos e em cada região em que atuamos, deixamos marcas. A nossa luta por conquistar espaços é diária e somente com coragem, força e muita dedicação podemos chegar onde almejamos. Me orgulho de estar com todas essas líderes aqui hoje, dando continuidade a um projeto que vem sendo feito há muito tempo: por mais mulheres na política e conquistando os espaços que desejarem”, reforçou a idealizadora do evento, Vereadora Tanise.
Na ocasião, a Vereadora também prestou contas do primeiro ano de mandato, apresentando os principais indicadores e relatórios das ações realizadas durante o ano, além de alinhamento sobre os próximos projetos a serem realizados. Foram apresentados os projetos sociais “Colo de Mãe”, com o objetivo de promover a inteligência emocional, física e espiritual para mães de comunidades; o curso “Acerte na Entrevista e no Currículo”, que tem como foco principal auxiliar jovens no ingresso no mercado de trabalho, por meio de dicas orientações; ações de Prevenção e Tratamento de Dependência Química, por meio de palestras e capacitações; e demais ações sociais.
A Vereadora Tanise destacou no evento que os modelos mentais devem ser repensados e sofrer quebras de paradigmas. “Precisamos fazer tudo o que desejamos e planejamos, não podemos nos contentar com discursos de que nós mulheres não somos capazes”, completou. O pai da Vereadora, Jurandi Pazzim, que também participou do seminário ressaltou que “hoje as mulheres estão quebrando barreiras e paradigmas, pois hoje elas são delegadas, juízas, desembargadoras, ministras e deputadas”.
A Conselheira Tutelar da cidade de São Leopoldo, Letícia Klaus relatou sobre a importância de mulheres cristãs ocuparem os espaços. “Muitos me questionavam sobre minha decisão de ser conselheira tutelar e eu sempre respondi: por que não? Minha missão é essa, será a diferença, como diz a Palavra “luz do mundo e sal da terá” dentro dos espaços onde ocupo, seja em casa, no trabalho, na família ou na igreja.
Jussara Cardoso, esposa do Vereador de Sapiranga, Valdir Cardoso, destacou a importância dessa iniciativa. “Em nosso município não temos seminários para mulheres, precisamos de mais eventos como esse, isso é muito importante. Estamos organizando eventos inspirados no seminário da Vereadora Tanise”, reforçou.
No encontro, também foram expostas as emendas parlamentares destinadas para saúde, educação e assistência social e as Frentes Parlamentares da Vereadora, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre: Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação e Frente Parlamentar Municipal da Justiça Notarial e Registral.
No encerramento, Pr. Eliseu Sabino e sogro da Vereadora Tanise Sabino, que já foi vereador pelo PTB em Porto Alegre na legislatura 1997-2000, fez uma oração de agradecimento a todos os presentes. Ao finalizar, a Vereadora utilizou o bordão que foi trabalhado a manhã inteira no seminário “não vamos largar as mãos, uma segurando a outra, sororidade”.