A sexta turma do Projeto Colo de Mãe foi realizado no último sábado, dia 25 de novembro, reunindo gestantes da região leste da cidade no Salão Gigantes, localizado no bairro Partenon. Este projeto foi concebido pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e o Deputado Sabino, com o objetivo de apoiar gestantes através de informações que promovam a saúde física, mental e espiritual, não só das futuras mamães, mas também dos bebês.
Dando as boas vindas as participantes, Tanise Sabino apresentou a equipe que coordenou localmente a 6ª edição do Projeto Colo de Mãe e agradeceu a cada um por sua dedicação e empenho em somar ao projeto. Em nome do grupo, Adriana Franco destacou a alegria de participar de um projeto tão significativo para a comunidade: “foi uma honra participar deste lindo projeto e expressar nosso amor ao próximo através de ações concretas”. O Tenente Gilmar, liderança do Partenon que ofereceu o espaço para a realização desta edição do Projeto, também aproveitou a ocasião para agradecer a Tanise pela oportunidade: “Muito obrigada por nos incluir nesta ação tão significativa, que com certeza vai fazer a diferença na vida das participantes e suas famílias”. E como sempre, antes de iniciar as palestras, foi realizada uma oração pela Nicoly Quintana, agradecendo a Deus a oportunidade de trabalhar o tema da família com as gestantes.
Após uma roda de apresentação das gestantes, Tanise apresentou a programação da tarde e detalhes do Projeto lembrando que não por acaso ele traz a palavra “colo” – que algumas vezes é considerado um mimo, mas, está comprovado que ele é necessário para o desenvolvimento pleno do bebê: “A falta de colo, inclusive, pode ocasionar uma série de consequências, como carência afetiva, egoísmo, ausência de empatia, insegurança, baixa autoestima, depressão e propensão à vícios”.
Na condição de psicóloga, Tanise falou sobre as mudanças na vida a partir da confirmação da gestação com a palestra intitulada “Sou mãe, e agora?”. Ela destacou: “É importante preparar-se para este novo papel da vida e não apenas reproduzir a experiência que tivemos enquanto filhos. Este é o momento de refletir e planejar como vamos educar nossos filhos”.
Na sequência a Enfermeira Raquel Rodrigues ofereceu orientações para o parto, pós-parto e os cuidados com o bebê. A profissional frisou a importância do aleitamento materno: “Amamentar traz benefícios inestimáveis para a criança, que nenhuma fórmula é capaz de suprir. Por isso, não desista de praticar este ato de amor.” Para tanto, Raquel compartilhou dicas para assegurar a amamentação, com a forma correta de pegar o bebê, cuidados com as mamas e dicas para estimular a produção de leite.
A nutricionista Anelise Silva da Silva abordou as alterações físicas e metabólicas no período da gestação e também no pós-parto, enfatizando: “o corpo passa por muitas mudanças e a nutrição necessita de uma atenção especial, para que vocês gestantes, possa, viver essa fase da melhor forma. E as necessidades mudam em cada momento da gestação e também da lactação”. Anelise também reforçou a importância de consumir alimentos de origem vegetal e manter uma alimentação equilibrada para que o ganho de peso seja compatível com o desenvolvimento do bebê. Moradora do bairro São José e mãe de uma menina de 15 anos Anelise também compartilhou dicas práticas que ela utilizou em sua gestação e compartilhou com as gestantes um guia alimentar com sugestões de alimentos simples e ricos em nutrientes.
Em conjunto com a psicóloga Vivian Garcia, Tanise Sabino trouxe a questão da saúde mental durante o período da gravidez abordando as mudanças físicas que acontecem no período com desdobramentos no emocional das mães. “É importante aceitar as novas emoções que são inerentes a este período e aprender a observá-las. Altos e baixos podem ser normais, em função da explosão hormonal que acontece no corpo das mulheres. Na dúvida, não hesite em procurar ajuda, pois suas emoções são também vivenciadas pelo bebe que está em seu ventre”, frisou Tanise. Vivian Garcia propôs uma dinâmica para trabalhar a consciência corporal e o alívio do estresse, movimentando as gestantes presentes. Ela também lembrou que expectativas sobre o futuro são comuns: “Quem não se questiona: sobre o momento do parto, as condições de saúde do bebê e mesmo se dará conta do novo papel de ser mãe? Mas é preciso cuidar para que a ansiedade não nos paralise”, alertou Vivian, lembrando que é importante compartilhar expectativas.
A última palestra do dia, ficou a cargo do Evangelista Isaac Ferreira, que abordou a questão espiritual desta fase da vida e reforçou a importância da Família dentro do Projeto de Deus. Ele também trouxe referências bíblicas para exemplificar como a vivência cristã pode oferecer apoio emocional e ajudar na construção de uma base sólida para a educação dos filhos.
Para encerrar esta edição do Projeto Colo de Mãe a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino entregou um diploma para cada uma das participantes, que, como ela mesma comentou: “é um gesto simbólico que os seus bebês já foram muito amados e celebrados mesmo antes do nascimento e que já vão nascer preparados para a vida”. As mães também receberam um exemplar da Bíblia Sagrada, uma cesta básica, um kit para as mamães, um kit de enxoval para bebês e roupas para a família. Ao final do encontro, Isaac Ferreira fez uma oração de encerramento do projeto desejando um abençoado tempo de gestação as participantes bem como fortaleza para que possam estruturar sua vida familiar nesta nova fase.