Na tarde do dia 19 de setembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e o professor de Psicologia na PUC e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUC), Christian Haag Kristensen, estiveram na Secretaria Municipal de Saúde para uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, e a Coordenadora de Saúde Mental, Marta Fadrique. O objetivo do encontro foi apresentar o Text4Hope (textos para a esperança, na tradução literal), uma ferramenta desenvolvida pela ONG canadense Mental Health Foundation Alberta, traduzida e adaptada pela PUC para a realidade gaúcha.
O Text4Hope oferece suporte gratuito por meio do envio de mensagens diárias via SMS por 90 dias. O processo inicia com o preenchimento de um questionário que avalia níveis de estress, ansiedade e resiliência do participante, que não precisa nem sequer se identificar, tudo isso sem quaisquer custos. Segundo o professor Christian, a ferramenta já forneceu suporte de saúde mental aos residentes da província de Alberta, no Canadá, durante a pandemia de COVID-19, assim como às pessoas afetadas pelas enchentes de 2020 em Fort McMurray e pelos incêndios florestais de 2023 em Alberta e Nova Escócia: “Os participantes relataram redução nos sintomas de depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)”, destacou Kristensen, relatando que os resultados da utilização da ferramenta são positivos.
A vereadora Tanise Sabino, que lidera a frente parlamentar de promoção da saúde mental na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, ressaltou a relevância técnica da ferramenta: “O que diferencia este programa é que ele foi desenvolvido por especialistas, com base em evidências concretas. Não se trata de um conteúdo genérico de autoajuda, mas de uma ferramenta que comprovadamente melhora o bem-estar, aumenta a qualidade de vida e reduz sintomas de depressão e estresse pós-traumático”, destacou.
O Secretário de Saúde, Fernando Ritter, demonstrou grande receptividade à iniciativa: “A proposta é excelente e está alinhada com as necessidades que estamos identificando em nossa capital, especialmente após o episódio das enchentes. Só temos a ganhar com a difusão desta ferramenta dessas unidades, mas também torná-los beneficiários e multiplicadores da iniciativa”, declarou Ritter, ressaltando o potencial transformador do programa para o bem-estar da população e a capacitação dos profissionais de saúde.
O programa Text4Hope utiliza mensagens baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), escritas por profissionais da saúde mental, oferecendo apoio diário que incentiva o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e resiliência. As mensagens positivas ajudam a reduzir em até 25% os sintomas de estresse, ansiedade e depressão dos assinantes ao longo dos três meses de duração do programa.