Na manhã do dia 25 de abril a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino foi uma das palestrantes do Seminário Mulheres na Política, organizado pelo Instituto Mulheres do Brasil que está encabeçando o movimento “pula para 50” para incentivar o aumento da participação das mulheres na política. A abertura do seminário foi feita por Marisa Rodrigues, coordenadora do Núcleo Porto Alegre que destacou: “O que empodera as mulheres é o conhecimento! Por isso pensamos este seminário e agradecemos a presença de todas”.
O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e além de Tanise contou com a participação da Prefeita de Novo Hamburgo, Carina Nath; da Vereadora de Guaíba, Leticia Maidana; e da Vereadora Biga Pereira, que preside a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Cada uma das palestrantes foi desafiada a contar um pouco de sua história e responder à pergunta: “Qual o seu propósito na política? ”.
“Precisamos ser persistentes, ir atrás de nossos objetivos. A mulher tem uma capacidade extraordinária de persistir e fazer várias coisas ao mesmo tempo”, afirmou Carina Nath, Prefeita de Sapiranga.
Tanise Sabino compartilhou sua história de vida e como optou pela política. Ela também ressaltou a importância de não romantizar a política e trabalhar com gestão, desde o planejamento da campanha até a vivência do mandato. Tanise animou outras mulheres a se envolverem na política, ressaltando que 80% de sua equipe é composta por mulheres: “Não basta falar, é preciso fazer: eu busco mulheres para que trabalhem comigo – é bem como dizem: Quando uma mulher entra na política, ela muda. Quando muitas entram, elas mudam a política. E é justamente isto que eu quero: que juntas possamos mudar a política” – frisou Tanise.
“Meu propósito é cuidar das pessoas” – declarou Maidana, falando de seu orgulho de ser a primeira mulher negra eleita para a Câmara de Guaíba.
A vereadora Biga Pereira compartilhou uma situação em que ajudou outra candidata à vereança do campo ideológico da direita, ressaltando o quanto é importante que as mulheres se apoiem: “Quando uma mulher avança, ela puxa a outra. E os homens não retrocedem. Devemos ter sororidade, mulheres apoiandomulheres” – destacou.
PrevPrograma Incluir + Poa é pautado na COSMAM pela vereadora Tanise Sabino23 abril 2024NextIII Seminário sobre autismo é realizado na AMRIGS25 abril 2024