A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre abordou nesta terça-feira (26/11) a atuação das eMulti (Equipes Multidisciplinares) na atenção primária do sistema de saúde público municipal que leva até as unidades de saúde psicólogos e psiquiatras, além de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. A pauta foi proposta pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino (MDB), que tem batalhado muito pelo fortalecimento da rede de atendimento em saúde mental. Após ter conquistado a contratação de 27 psicólogos para escolas da rede pública de educação básica, a parlamentar começou a trabalhar para que estes profissionais estivessem também nas unidades de saúde. A contratação das eMulti – através de Parceria Pública Privada agora em meados de setembro é uma das primeiras vitórias desta luta. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 43% das unidades de saúde já estão cobertas pelas eMulti, e estão sendo oferecidas 1000 horas semanais de atendimento com psicólogos e psiquiatras.
No último dia 14 de novembro, Tanise Sabino esteve visitando a Unidade de Saúde Ponta Grossa, onde a equipe multidisciplinar já está atuando e recebeu ótimos feedbacks tanto dos profissionais que já atuavam no local, dos novos contratados e também dos usuários do serviço. “Foi justamente por isso eu propus esta pauta aqui na COSMAM: para que fosse compartilhado o dia a dia, a prática, a implantação”, ressaltou Tanise. Conforme a vereadora Sabino “a integração era um ponto que me preocupava, entre os funcionários de carreira e a nova equipe contratada. Felizmente, tal como testemunhei na Ponto Grossa, e que está sendo exposto aqui hoje por todas as coordenadoras regionais de saúde, está tendo uma boa integração em todo município. Está acontecendo um trabalho transversal, multidisciplinar, ampliado, integrado, e os resultados são objetivos, a gente consegue mensurar”.
A diretora de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Frantz, apresentou o trabalho realizado até o momento nas unidades e as perspectivas para a continuidade do atendimento. A explicar como é feito o atendimento do usuário, ela ressaltou que o corpo multidisciplinar soma muito para o acompanhamento dos pacientes: “O atendimento inicia de forma individual, mas prevê intercâmbio e apoio mútuo da equipe multidisciplinar. Existe muita discussão e troca de experiências. Com as eMultis também tivemos uma redução significativa nos encaminhamentos e filas do Gercon, significando também mais qualidade de vida para o usuário, que não perde tanto tempo com deslocamentos e pode ser atendido em seu próprio território, inclusive de forma mais pessoal e humanizada.” Se as eMultis estão dando certo? Vânia Frantz foi enfática: “Sim! E o ganho não é apenas a redução das filas, mas qualitativa!”
A representante da coordenadoria leste, Denise Mattos, explicou como funciona o trabalho em conjunto dos profissionais de saúde das unidades básicas e as equipes eMultis. “Os pacientes que frequentam as unidades de saúde já são do território, as equipes já conhecem o caso, muitas vezes é aquele paciente que o médico já está tratando e o seu estado agravou. Por isso, esse profissional eMulti que está ali pode dar esse apoio”.
Nos encaminhamentos finais, Tanise Sabino destacou seu contentamento com os resultados e experiências compartilhados e ainda salientou: “Existe muita crítica em relação à saúde mental, contudo, se analisarmos bem, estamos avançando muito em Porto Alegre em termos de saúde mental, até se compararmos com outros municípios: Dos 15 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) hoje existentes ampliaremos para 18. Já temos um Centro de Referência do Transtorno Autista e já está em andamento a construção de uma novo CERTA para maiores de 12 anos. Além disso, através do Projeto Incluir Mais POA, da SMED, foram contratados 27 psicólogos para as escolas, para trabalhar com prevenção e contribuir desta forma para o fortalecimento da saúde.”
Por fim, nos encaminhamentos, ficou estabelecido que, após o período de seis meses, será feita uma nova reunião para apresentar o andamento dos trabalhos das equipes multidisciplinares. Fora isso, a Vereadora psicóloga Tanise Sabino clamou também pela a inclusão de neurologistas nas eMulti, visando suprir a grande demanda por esta especialidade.
Texto
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carolone Henela Strussmann
PrevTanise Sabino destina 25 mil reais para a Escola de Educação Vovó Ida21 novembro 2024NextTanise Sabino destina 40 mil reais para a AGAFAPE26 novembro 2024