No dia 1º de julho, foi lançado pela Secretaria Municipal de Saúde o edital de um chamamento público proposto pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, que viabiliza atendimento psicoterápico gratuito para a população atingida pelas enchentes.
Através desta ferramenta, instituições de psicoterapia podem oferecer um mínimo de 10 vagas para atendimento pelo período de um ano. A vereadora Tanise conta que há muito tempo queria organizar esta cooperação entre o poder público e a sociedade civil, pois sabe da necessidade de atendimento psicológico e da demora que existe na rede pública: “Atualmente, a lista de espera para um atendimento psicoterápico no SUS é de mais de um ano e estamos diante de casos urgentes que não podem esperar. Por isso, propomos esta cooperação, pensando nas pessoas que foram afetadas pelas enchentes e na necessidade de atendimento psicológico”, reforça a Vereadora Psicóloga, que, além de propor a ferramenta, fez questão de entrar em contato com várias entidades, reforçando o convite à participação.
De acordo com o Secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, a proposição de Tanise Sabino é muito bem-vinda: “Depois de tudo o que nossa cidade viveu em maio, a saúde mental passou a ser uma de nossas prioridades, e este termo de cooperação proposto por Tanise é um grande avanço neste sentido”, destacou.
O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e está com inscrições abertas para as instituições interessadas em participar até o dia 19 de julho. O edital foi construído no período em que a vereadora contribuiu na coordenação do trabalho voluntário dos psicólogos no mês de maio e percebeu a necessidade de dar continuidade ao atendimento das pessoas que foram afetadas pelas enchentes. O edital foi construído em parceria com a servidora pública do DMAE, Geisa Camillo Tatsch.