Na manhã do dia 20 de fevereiro a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino promoveu uma reunião entre a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Serviço Social (ABESS), para discutir o desenvolvimento do Programa Incluir+Poa e alinhar detalhes do trabalho. Estavam presentes o Secretário da SMED, José Paulo da Rosa; a Diretora Pedagógica, Izabel Abianna; o Presidente da ABESS, Rafael Lima Silva, e a Diretora Executiva, Laura de Andrade.
A ABESS foi a Organização da Sociedade Cicvil (OSC) escolhida pela Prefeitura de Porto Alegre através de edital público de chamamento para executar o programa Incluir+Poa que prevê a contratação de psicólogos e assistentes sociais para a rede básica de educação pública – e também agentes de educação inclusiva, fonoaudiólogos e psicopedagogos. O Termo de Parceirização foi assinado no final de outubro de 2023 e desde então a parlamentar tem se colocado ao lado da OSC para apoiar a execução deste projeto que representa um grande avanço para a saúde mental em Porto Alegre, ao fortalecer a comunidade escolar – alunos, professores e familiares.
Ao falar da intenção da reunião, Tanise Sabino afirmou: “Assegurar psicólogos para apoiar a comunidade escolar foi uma grande conquista, mas o trabalho não para por aí: não basta ter os profissionais, é preciso garantir que eles tenham condições e abertura para exercer seu papel da forma mais efetiva possível. Por isso achei importante termos este momento de compartilhar resultados e impressões e assegurar uma boa comunicação entre as partes para facilitar o processo.”
Laura Andrade, fez uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela ABESS desde a assinatura do termo de parceirização, compartilhando alguns desafios encontrados na interação com as equipes das escolas mas também muitas conquistas alcançadas.
Conforme apresentado por , Laura de Andrade:
– 100% dos profissionais previstos no Programa já foram contratados, gerando 421 novos empregos (previstos no edital)
– Os Agentes de Educação Inclusiva, já receberam 144 horas de treinamento, bem como os psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos contratados para o Programa. Neste treinamento estão desde estudos de caso – para a compreensão das especificidades de cada criança atípica até cursos de primeiros socorros em consonância com a Lei Lucas. Também foram trabalhados com os Agentes os recursos disponíveis nas escolas para a estimulação das crianças e as leis de inclusão e assistência social.
– Todas as crianças da rede que necessitam de acompanhamento especial para que sejam efetivamente incluídas no dia a dia das salas de aula, que são 3.394, já foram cadastradas em um sistema desenvolvido pela ABESS, que contempla a análise de documentos, especificidades do estudante e informações que favoreçam conhecer cada estudante, tornando-se um importante ferramenta para o trabalho.
Mesmo que alguns ajustes e troca de informações ainda sejam necessários para que o Incluir Mais Poa seja ainda mais efetivo, o Secretário da SMED expressou sua satisfação com o andamento do projeto e com o compromisso de Tanise em acompanhar o processo: “Estou muito feliz com este feedback. Até imaginei que haveria mais resistência. Muito obrigada também a ti Tanise, por teu empenho, em primeiro lugar para que estes profissionais chegassem nas escolas e depois para que o trabalho seja frutífero” – destacou José Paulo da Rosa.
O presidente da ABESS aproveitou para compartilhar que além do que está previso no edital a instituição está implantando tanto sistemas quanto ferramentas para otimizar o trabalho: “Além do sistemas que desenvolvemos para socializar as informações, também disponibilizamos através do programa um notebook para cada um dos 59 técnicos. Não queremos ser meros executores, mas sim verdadeiros parceiros”, destacou Rafael Lima Silva.
PrevLei da Vereadora Tanise Sabino que institui o Cadastro de Pessoas com TEA é aprovada por unanimidade14 fevereiro 2024NextAssembleia Legislativa instala a Frente Parlamentar para Debater a Saúde, Educação, Segurança e Produção no Campo21 fevereiro 2024