Na manhã do dia 31 de outubro, cumprindo o seu papel de fiscalizadora, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino foi a Alvorada, onde está localizada a sede da Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS) – Organização da Sociedade Civil (OSC), vencedora do edital do Programa Incluir Mais Poa. Este programa atende a uma recorrente reivindicação da parlamentar, que desde que iniciou seu mandato vem cobrando a regulamentação da Lei 13.935/2019, que determina a presença de psicólogos e assistentes sociais na rede básica de educação pública.
Tanise Sabino esteve reunida com a Diretora Executiva da ABESS, Laura Andrade; o presidente, Rafael Lima; e equipe técnica da OSC, para acompanhar os detalhes do programa e também para se colocar à disposição para auxiliar no processo: “ter psicólogos nas escolas e profissionais que apoiem uma educação verdadeiramente inclusiva é uma grande batalha do nosso mandato, por isso quero contribuir para que os resultados sejam efetivos.” Tanise também compartilhou expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido pelos psicólogos: “é importante salientar que o trabalho não será clínico, mas efetivamente escolar no sentido de desenvolver campanhas de prevenção e dando suporte à comunidade escolar, incluindo, além dos próprios alunos, os pais, professores e equipe multidisciplinar”.
Rafael Lima agradeceu ao empenho da vereadora Tanise Sabino: “gostaríamos de agradecer ao seu empenho de assegurar psicólogos para as escolas e sua disposição de contribuir para a qualificação deste programa. Sua ajuda é muito bem vida”, finalizou.
Neste sentido, Laura compartilhou que a ABESS pretende investir na formação da equipe multidisciplinar que irá integrar o Programa Incluir Mais Poa: “teremos 80 horas de formação obrigatória. Antes que inicie o trabalho nas escolas, cada profissional receberá um treinamento de 20 horas. Depois, estamos prevendo inclusive a contratação de profissionais para palestras pontuais de atualização. Assim como tu, acreditamos muito no poder da formação continuada, ainda mais se tratando de educação”. Ela também expos que a equipe terá indicadores para avaliar o trabalho, para que ele possa ser constantemente aprimorado, outro ponto em comum com Tanise Sabino, que realiza avaliação de desempenho com cada integrante de sua equipe a cada quadrimestre.
Tanise Sabino também aproveitou a oportunidade para ter detalhes do processo seletivo dos profissionais, questão pela qual tem sido muito demandada. Os 421 profissionais serão recrutados através de edital a ser lançando em breve pela ABESS, e todo o processo será centralizado no site da instituição. Após o período de cadastramento dos currículos, eles serão analisados e as entrevistas serão realizadas em grupo, de caráter eliminatório, até que os finalistas sejam escolhidos.
PrevPorto Alegre terá nome de rua do Missionário Herbert Gustaf Nordlund30 outubro 2023NextO Projeto Colo de Mãe: Cuidando da Saúde Integral das Gestantes terá mais duas turmas este ano03 novembro 2023