Na tarde do dia 6 de fevereiro a Vereadora Tanise Sabino esteve reunida com a Diretora Executiva da Associação Brasileira de Educação Saúde e Serviço Social (ABESS), Laura de Andrade e as Coordenadoras das regiões para acompanhar a implantação do Programa Incluir+Poa.
A ABESS foi a OSC escolhida pela Prefeitura de Porto Alegre através de edital público de chamamento para executar o programa Incluir+Poa que prevê a contratação de psicólogos e assistentes sociais para a rede básica de educação pública – e também agentes de educação inclusiva, fonoaudiólogos e psicopedagogos. Tanise Sabino, desde o início de seu mandato persistiu no trabalho de assegurar psicólogos e assistentes sociais para as escolas, através da regulamentação da lei federal 13.935. “Assegurar psicólogos para apoiar a comunidade escolar foi uma grande conquista, mas o trabalho não para por aí: não basta ter os profissionais, é preciso garantir que eles tenham condições e abertura para exercer seu papel da forma mais efetiva possível. Por isso vim aqui, conversar com vocês e saber como tem sido a interação com as escolas da rede”, declarou Tanise no início da reunião, reforçando seu compromisso não apenas com a regulamentação das leis, mas com a efetividade delas, gerando benefícios concretos para a população.
Assim sendo, a parlamentar colocou-se à disposição para escutar o retorno da ABESS sobre os primeiros meses de implantação do Programa e apoiar no que for necessário.
Laura Andrade, compartilhou com Tanise três ótimas notícias:
1) 100% dos profissionais previstos no Programa já foram contratados, gerando 421 novos empregos (previstos no edital) e ainda outros diversos profissionais, contratados pela ABESS para realizar a operacionalização do Programa.
2) Os Agentes de Educação Inclusiva, já receberam 144 horas de treinamento, bem como os psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos contratados para o Programa. Neste treinamento estão desde estudos de caso – para a compreensão das especificidades de cada criança atípica até cursos de primeiros socorros em consonância com a Lei Lucas. Também foram trabalhados com os Agentes os recursos disponíveis nas escolas para a estimulação das crianças e as leis de inclusão e assistência social.
3) Todas as crianças da rede que necessitam de acompanhamento especial para que sejam efetivamente incluídas no dia a dia das salas de aula, que são 3.394, já foram cadastradas em um sistema desenvolvido pela ABESS, que contempla a análise de documentos, especificidades do estudante e informações que favoreçam conhecer cada estudante, tornando-se um importante ferramenta para o trabalho.
Laura relatou que a receptividade foi bem maior do que a própria instituição previa, mas relata que em alguns casos ainda há uma dificuldade por parte da rede em compreender o papel dos novos profissionais: “Somos parceiros e não meros executores. Viemos para trabalhar em conjunto e somar para a educação, construir soluções que tornem a educação em Porto Alegre verdadeiramente inclusiva. Vamos criar vínculos com a comunidade escolar, sim, pois é através desta relação que os resultados serão ainda melhores”, frisou a executiva agradecendo a disponibilidade e interesse de Tanise Sabino em colocar-se ao lado da ABESS para apoiar a efetividade do Programa Incluir mais Poa.