Durante a Reunião da Executiva Estadual do PP realizada no Hotel Embaixador de Porto Alegre nesta sexta-feira (18), o partido anunciou que a vereadora da Capital dos Gaúchos Tanise Sabino (PTB) será a pré-candidata a vice-governadora na chapa liderada pelo senador Luís Carlos Heinze (PP). A indicação da parlamentar Tanise Sabino como vice do pré-candidato ao governo do Estado Luís Carlos Heinze sela a aliança entre PTB e PP ao Palácio Piratini na eleição de 2022.
Além de vereadora de Porto Alegre, Tanise Sabino ocupa atualmente a presidência do Diretório Municipal do PTB, construída através da dedicação, militância e protagonismo junto ao partido há cerca de 20 anos, e ao lado do seu esposo, o Deputado Estadual, ex-vereador e ex-conselheiro tutelar de Porto Alegre Elizandro Sabino (PTB). Tanise é psicóloga há 18 anos, mestre em Psicologia Clínica, tem especialização em Gestão Pública, em Coordenação e Dinâmicas de Grupos e Psicologia Organizacional, e sua atuação é principalmente voltada para promoção da saúde mental.
“Meu sentimento é de gratidão. Sou grata, em primeiro lugar, a Deus. Sou grata ao meu partido, o PTB, que escolheu o meu nome para essa importante missão. Sou grata ao PP por ter aceitado como indicação o meu nome e realizado o convite para compor com o senador e futuro Governador do Rio Grande do Sul, Luís Carlos Heinze esta aliança. Aliás, o PTB está renovando uma aliança que começou na verdade lá em 2018, quando o apoiamos ao senado. Os petebistas estão fardados juntamente com o exército do PP gaúcho”, enfatizou Tanise.
Tanise ainda destacou características comum com Heinze: “Já observei que temos algumas e importantes características em comum. Somos ambos cristãos, Heinze luterano e eu assembleiana! Aqui temos mais que um compromisso com Deus, a pátria e a família, temos um propósito! Outra característica que identifiquei em comum é o trabalho. Sou uma mulher batalhadora e observo que o Heinze também apresenta essa mesma característica. Temos aqui um futuro Governador acessível, sereno e firme. Heinze, a tua liderança nos inspira’’.
A escolha por uma vereadora da região Metropolitana de Porto Alegre também faz parte de uma agenda municipalista da candidatura. O PP é o partido com mais prefeituras e vereanças no Rio Grande do Sul, conforme o presidente da sigla, Celso Bernardi. “Vamos trabalhar a municipalização na campanha ao governo do Estado. Temos 145 prefeitos, 126 vice-prefeitos e 1.274 vereadores. Por isso o partido optou por oferecer uma vereadora como vice”, ponderou. Ele também enfatizou a importância de ter uma mulher na chapa majoritária: “o futuro é feminino e o PP gaúcho sempre valorizou e valoriza as mulheres”.
O pré-candidato a governador comemorou a coligação. “Somos os primeiros a apresentar candidato a governador e candidata a vice-governadora. Juntos temos uma bela nominata de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, uma das maiores forças partidárias do Rio Grande do Sul. Nossa chapa vai trazer novos rumos ao Estado e nosso compromisso é fazer muito mais pelo nosso Estado”, projetou Heinze.
O apoio do PTB é estratégico. O partido é mestre em mobilização, especialmente junto às bases. Até o momento, Tanise é a única pré-candidata ao cargo de vice já anunciada, os demais postulantes seguem em tratativas