Psicóloga de formação, a Vereadora Tanise Sabino acredita que a escuta – assim como na psicologia – é também uma ação fundamental na política, para o efetivo exercício de seu mandato. Com este propósito, a parlamentar esteve reunida com a psicóloga Renata Viola Vives, da Clínica e Instituto de Ensino Horizontes e sua equipe, na manhã de hoje (01), para ouvir expectativas e demandas relacionadas à saúde mental.
A equipe da Clínica Horizontes relatou o aumento significativo da procura de famílias atípicas de acompanhamento especializado para desenvolver e estimular crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em agosto do ano passado o Instituto Horizontes trouxe a Porto Alegre Marie Christine Laznik, uma grande referência quando se fala em diagnóstico precoce do TEA e recebeu também dos profissionais o pedido de formação. Este e outros feedbacks foram compartilhados com a parlamentar que tem a Saúde Mental como o grande propósito de sua atuação.
Na ocasião Renata, que também é proprietária de uma escola de educação infantil, relatou que o número de crianças com TEA aumenta a cada ano em sua instituição de ensino e desta vivência fez uma solicitação a Tanise: “Sei como valorizas a informação como instrumento de inclusão e por isso gostaria de solicitar teu apoio na realização de um treinamento sobre a detecção precoce do autismo. Cruzando experiências do Instituto, da Clínica e da Escola estiou convencida de que precisamos multiplicar as informações dos estudos que estão sendo realizados sobre TEA”.
Tanise Sabino colocou-se à disposição de Renata e enfatizou a importância de momentos como este: “para mim é fundamental escutar demandas e reunir dados a partir de relatos de quem vivencia as questões diariamente como subsídio para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas, que agreguem para a vida cotidiana dos cidadãos. Contem comigo: estou sempre aberta à sugestões”. Tanise também compartilhou com a equipe um pouco de sua caminhada e conquistas importantes do mandato, como a criação do Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA) e a contratação de psicólogos, assistentes sociais e agentes de educação inclusiva para a rede pública de educação básica.01