Na manhã do dia 23 de agosto a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve visitando o Centro de Atenção Psicossocial II Flor de Maio Álcool e Drogas, que é um dos 4 caps da capital voltado ao atendimento de sofrimento psíquico em adultos, como por exemplo, esquizofrenia, transtornos de personalidade e depressão – que são os casos mais atendidos.
Localizado na zona sul de Porto Alegre, este CAPS foi o pioneiro neste formato em Porto Alegre e completou 30 anos de serviço no último mês de maio. Ele é composto de uma equipe multidisciplinar e dispõe de 3 psiquiatras, 2 psicólogos, 1 enfermeira, 3 técnicos de enfermagem, 2 auxiliares de enfermagem e 1 terapeuta ocupacional. Contudo, este CAPS se ressente pela ausência de uma Assistente Social, pois a que atuava se aposentou há 6 anos e ainda não foi substituída.
Os atendimentos são de apenas usuários encaminhados pelas unidades de saúde ou oriundos de altas de internação. A Coordenadora Fernanda Farina compartilha total empolgação com o trabalho realizado e o apoio do legislativo: “Sabemos da importância do trabalho realizado aqui e ficamos felizes que cada vez mais estamos sendo vistos e ouvidos (referindo a visita de Tanise). Tenho um exemplo de um usuário que ficou 2 anos aqui e aí quando saiu, precisou de uma internação em 2 semanas. Este CAPS atende cerca de 230 pessoas por mês e abriga diversos grupos, com temas diversos como culinária, qualidade de vida e saúde, contação de histórias, teatro e horta, só para citar alguns exemplos”.
A Coordenadora relata que também há uma associação que reúne pessoas que já foram atendidas pelo CAPS e que se mobiliza através de brechós, feiras gastronômicas, e outras atividades para a realização de um grande passeio anual de confraternização e também para encontros periódicos de socialização em espaços públicos de nossa capital. Entretanto, a associação não é regularizada, pois não pagaram os cursos com os cartórios. A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino se colocou a disposição, tendo em vista que é Presidente da Frente Parlamentar dos Cartóriso (josi, coloca o nome certo aqui) e pode ajudar neste sentido.
A Vereadora Tanise Sabino observou atenta a estrutura do CAPS e os relatos da Coordenadora: “Gosto de escutar os profissionais na ponta e ouvir deles desafios e necessidades. Foi de escutas como esta que surgiram duas das minhas destinações de emendas: a primeira para a locação de dois veículos para os CAPS e a segunda de vales transporte para os usuários do serviço”, conta a parlamentar. Desde que iniciou seu mandato, Tanise Sabino tem se dedicado a visitar todos os Caps de Porto Alegre, para fortalecer suas proposições em prol das políticas de saúde mental.