Na manhã do dia 22 de dezembro a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realizou uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) II Esperança, localizado no bairro Cristal, mas que tem uma ampla área de atuação, abrangendo também a região da Cruzeiro e da Glória. Tanise Sabino foi recebida pelo psicólogo Mateus Freitas Cunda, coordenador do espaço, que relatou que esta unidade iniciou o trabalho em 2010, dentro do Postão da Cruzeiro e que há 6 anos (quando ele assumiu a coordenação) mudou-se para o atual local, que é uma residência adaptada as demandas do serviço e que possui um grande leque de possibilidades para o desenvolvimento do trabalho, entre elas um amplo espaço de jardim, que propicia diversas atividades terapêuticas.
A equipe deste CAPS – é composta por 20 servidores do município, entre eles um médico clínico, um psiquiatra, dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e sete residentes. Além disso, existe a equipe de apoio – segurança, limpeza e portaria, que é terceirizada.
Oriundo da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), Mateus conta que esta experiência anterior somou ao trabalho que é desenvolvido no CAPS Esperança: “É difícil separar a questão social da saúde mental e aqui conseguimos olhar para o ambiente, o contexto, a comunidade e realizar um atendimento longitudinal”. O psicólogo também ressalta que, ainda que a ênfase do trabalho seja oferecer um atendimento completo ao paciente dentro da rede de atenção, caso seja necessário, através do CAPS o processo de internação é bem mais rápido: “Se compararmos com o Postão da Cruzeiro, por exemplo, um paciente que chega lá precisando de internação tem um tempo médio de espera de até 2 meses até conseguir um leito. Enquanto aqui este período é reduzido para 2 ou 3 dias. Isto porque lá a régua de comparação está muito em cima: somente em casos gravíssimos, com risco de vida é que o paciente consegue internar”, esclarece Cunda.
O CAPS AD II trabalha de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 8h as 18h e realiza cerca de 50 acolhimentos por mês, considerando neste número aqueles cidadãos que procuram o serviço pela primeira vez, ou seja, aqueles que ainda não estão inseridos em nenhuma atividade regular.
Este momento de troca, no qual Tanise Sabino percorreu as instalações do CAPS AD II, faz parte de uma meta de seu mandato que é a de visitar todos os CAPS de Porto Alegre: “Como a Saúde Mental é o grande propósito de meu mandato, fiz questão de colocar este indicador na minha gestão: interagir com a rede de apoio à saúde mental e seus profissionais para que possa auxiliar de forma mais efetiva. Foi de uma visita como esta, por exemplo, que determinei a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 80 mil reais para a aquisição de vales transporte, para os usuários de todos os CAPS em Porto Alegre”, conta Tanise ao receber da equipe deste CAPS um feedback muito positivo sobre a importância deste recurso.
Sabendo da história de Tanise Sabino à frente da Escola de Gestão Pública, Mateus também compartilhou com a parlamentar o trabalho de construção e documentação do fluxo de atuação e mapeamento de processos feito em conjunto pela equipe do CAPS que segundo ele propiciou uma maior sinergia entre a equipe e também a otimização de resultados.
Questionado por Tanise sobre o trabalho realizado com as famílias, o Coordenador do CAPS revelou: “Tínhamos um grupo de família, mas está descontinuado. Contudo, sei da importância e por isto este é justamente o nosso desafio para 2024: resgatar esta ação e aprimorar a metodologia deste trabalho. Como forma de incentivo a retomada desta interação, Tanise compartilhou o trabalho que realiza junto a comunidades terapêuticas e sua formação em dinâmicas de grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo: “Não estou aqui somente enquanto parlamentar com o intuito de conhecer e fiscalizar o trabalho que é realizado, mas também como psicóloga e me coloco à total disposição para cooperar no que for preciso de modo a fortalecer o trabalho. Contem comigo”, concluiu a parlamentar.
Durante o ano de 2023 a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino visitou também os CAPS II Bem Viver, CAPS II Flor de Maio, CAPS AD III (AESC e CAPS AD IV/(CÉU ABERTO – AESC).