Na tarde do dia 20 de abril, no bairro João Pessoa, região leste da capital, foi realizada a cerimônia de nomeação da antiga Travessa B, agora Travessa Pastor Sebastião Rodrigues, homenageando este cidadão que dedicou sua vida ao próximo.
A proposta foi da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, que conhecia o Pastor, membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O pedido da nomeação da rua foi dos irmãos do Distrito Bananeiras, em especial, do irmão João Chaves, que era muito amigo do Pastor Sebastião Rodrigues, e a vereadora prontamente acatou a solicitou o protocolou como projeto de lei.
Diferente de todas as outras ruas nomeadas pela vereadora Tanise Sabino, esta foi realizado, primeiramente, um culto público, em memória do Pastor Sebastião Rodrigues, na igreja do Distrito Bananeiras. Após o culto, em frente à igreja, houve o descerramento da placa.
O culto foi dirigido pelo irmão João Oliveira, membro da Igreja do Distrito Bananeiras. Iniciou com um louvor, pela irmã Tânia Rodrigues. Após, o encarregado do Distrito, Ev. Eduardo Queiroz Meurer fez uma fala de boas-vindas.
Pastor Eliseu Sabino também fez uma saudação e relatou uma história que viveu com o Pastor Sebastião Rodrigues. Lembrou quando era muito jovem, Sabino tinha o sonho de comprar um Acordeon Sanfona, mas que não tinha condições, pois morava na antiga Santa Luzia, hoje Vila Conceição, e a família era muito humilde. E certo dia comentou isso com o Pastor Sebastião, e ele, passado alguns dias, o levou numa loja de instrumentos musicais e pediu para o Eliseu Sabino escolher o Acordeon que quisesse. Eliseu escolheu, e Sebastião sempre incentivou Sabino a tocar o instrumento musical. No final da sua saudação, Pastor Eliseu Sabino parabenizou a vereadora Tanise Sabino pela homenagem e lembrou da Palavra de Deus em Romanos: “a quem honra, honra. Estamos honrando a família do Pastor Sebastião. Uma merecida e justa homenagem a uma pessoa que muito dedicou sua vida a ajudar o próximo”.
Deputado Sabino, em sua saudação, referiu que quando foi vereador, já teve diversas oportunidades de conceder nomes de ruas, mas que este momento estava sendo muito especial. “É a primeira vez que estamos nomeando uma rua localizada na frente de um distrito, em que um irmão nosso congregou aqui por mais de 20 anos, e antes do ato de nomeação da rua estamos fazendo um culto em memória. Isso é histórico. Obrigado irmão Eduardo Meurer por toda acolhida para com a família neste momento”.
A Vereadora Tanise Sabino, proponente da homenagem referiu que: “importante salientar que estamos dando nome de rua a um homem que teve uma vida dedicada ao trabalho social e fazia um trabalho em que muitos não tem coragem de fazer, que é o trabalho nos presídios. O Pastor Sebastião Rodrigues dava apoio espiritual aos presidiários. Muitos desses presidiários encontravam conforto e orientação espiritual na pessoa do Pastor Sebastião. Ele dedicava o seu tempo fazendo aconselhamento espiritual, orava com os detentos e os ajudava a encontrar esperança e propósito em suas vidas”.
Marcelo Ramos, representante da família, salientou que: “Pastor Sebastião Rodrigues tinha um coração grande, puro. Um exemplo, um legado que deixa pra nós. Homem correto, sempre preocupado em ajudar o próximo. Um homem que todos os irmãos o conheciam pelo seu coração e sua simplicidade. Um servo do senhor”.
E por fim, último a falar foi o Pastor Cláudio, trazendo uma mensagem de Deus para igreja, e também relembrando algumas passagens que o saudoso Pastor Rodrigues lhe ensinou.
Após o término do culto, todos os convidados presentes foram para a Travessa Sebastião Rodrigues para fazer a foto oficial e o descerramento da placa.
Estavam presentes: Vereadora Psicóloga Tanise Sabino; Deputado Sabino; Pastor Jurandi Pazzim; Pastor Claudio e irmã Tania Rodrigues; Pastor Eliseu Sabino; Ev. Eduardo Queiroz Meurer e irmã Cristina; Waldelir e Sandra (filho e nora); João (neto); Daniel Lima (filho); Raquel Lima dos Santos (filha); Delegado Diogo; Marcelo Ramos; Thaís (neta); Clóvis (genro).
Conheça mais quem foi Pastor Sebastião Rodrigues
Sebastião Rodrigues dos Santos era natural de Palmeira das Missões, mas foi em Porto Alegre que viveu boa parte de sua vida. Era viúvo de Juracy Lima dos Santos, com quem teve 9 filhos: Waldelir, Mário, Valdir, Sirlei, Solange, Eli, Daniel, Gideon e Raquel.
Pastor Capelão Eclesiástico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Porto Alegre por 40 anos, vocacionado à obra social, atendia nos presídios do Estado, levando a palavra do Senhor; e praticava a solidariedade com pessoas carentes das periferias de Porto Alegre com grande vulnerabilidade social.