Na tarde desta segunda-feira, dia 18 de setembro, Vereadora Psicóloga Tanise Sabino utilizou o período de comunicação para falar sobre o Setembro Amarelo e Setembro Verde.
Referiu que: “o mês de setembro, conhecido como setembro amarelo, é o mês de prevenção ao suicídio, e esta é uma pauta que eu levo com muito cuidado e atenção no meu trabalho como vereadora. Fizemos uma caminhada neste ultimo domingo, ontem, no brique da redenção. Uma caminhada chamada “Juntos Pela Vida”, organizada pela Prefeitura de Porto Alegre e a Câmara de Vereadores. Foi um momento muito especial onde colocamos a pauta da saúde mental na agenda da cidade. Estiverem presentes o prefeito da capital, Sebastião Melo; a primeira-dama, Valéria Leopoldino; o Secretário da saúde, Fernando Ritter; e a rede de saúde mental através da Dra Cristiane Stracke e os diversos caps de Porto Alegre. Além disso, diversas instituições estiveram presentes como o SIMERS, AMRIGS, CVV, SINE, os CAPS, comunidades terapêuticas, como Marta e Maria e a Pacto, grupos de apoio a dependência química, como Projeto mais Família, NATA, NAREP, Polícia Civil através do papo responsa, e as Igrejas Evangélicas, como a Igreja Assembleia de Deus e a Casa Church. Quero agradecer o apoio e a presença de todos, que contribuíram para este evento”.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino referiu que quando falamos sobre o Setembro Amarelo estamos celebrando a vida. Mais do que falar sobe suicídio, precisamos falar sobre a vida e a valorização da vida, e sobre superação, resiliência.
A Vereadora referiu ainda, que na quinta-feira da semana passada, dia 14 de setembro, foi realizado um “Simpósio Setembro Amarelo: compreendendo a relação entre autolesão, depressão e suicídio” na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul. O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores, através da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e autolesão, a qual eu presido, a Prefeitura de Porto Alegre, e a AMRIGS. Conforme a vereadora “foi um evento esclarecedor, que contou a com a presença do Secretário da Saúde, Fernando Ritter e coordenação da saúde mental da prefeitura, e o deputado Sabino, tendo como público-participante do evento, estudantes de psicologia, profissionais da saúde e interessados no tema”.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino no período de comunicação, também falou do Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos e tecidos. “O mês Setembro Verde, também é uma causa que eu trago no meu trabalho com muito carinho. E acredito que essas duas pautas, setembro amarelo e setembro verde, se inter-relacionam, pois estamos falando sobre vida e sobre valorização da vida. Falar de doação de órgãos, também é falar sobre saúde mental, uma vez que as pessoas que estão em lista de espera para recebimento de doação de órgãos, assim como as famílias, podem estar em sofrimento mental’, disse a vereadora.
A vereadora também compartilhou o Simpósio, chamado “Transformando Espera em Esperança”, a ser realizado nesta semana, dia 21 de setembro, quinta-feira, as 14h na Câmara de Vereadores. Este simpósio será em parceria, com a VIAVIDA, Colégio Notarial e ANOREG.
“Como presidente da Frente Parlamentar Notarial e Registral, no município de Porto Alegre, eu quero parabenizar o Colégio Notarial pelo lançamento da Central Notarial de Doação de órgãos que ocorreu no final de março desde ano. A partir desta central é possível fazer uma escritura pública com o objetivo de registrar o desejo da declaração de doação de órgãos. Foram muitos anos de articulação da categoria para que isso hoje fosse uma realidade. E o mais importante: não há custos para o doador. É mais uma forma de sensibilizar a família, pois muitas vezes, a família não concorda com a doação. Como já falei aqui em tribuna em outro momento, eu mesma, já fiz essa escritura pública. Eu sou doadora de órgãos”.
A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino também compartilhou que o Colégio Notarial estará promovendo a II JORNADA DE ASSESSORAMENTO NOTARIAL DE PORTAS ABERTAS E I JORNADA NOTARIAL DA FAMÍLIA”, em que os tabeliões vãos as ruas, sendo um movimento de todo o Brasil, para prestar esclarecimentos, e o estado do Rio Grande do Sul escolheu, um único assunto para prestar informações, que é a escritura pública sobre doação de órgãos. Este evento será no dia 30/09, das 9h-13h, no largo Glênio Peres, com este objetivo: realizar a escritura de doação de órgãos no local, de forma gratuita, para quem quiser.
A vereadora encerrou o seu pronunciamento saliento que estas duas pautas, Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e Setembro Verde, mês de incentivo a doação de órgão, não serão trabalhadas somente em setembro, e sim, o ano inteiro. “Neste sentido quero citar a campanha do SIMERS, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, presidido pelo Dr. Marcos Rovinski, que estavam na caminhada do Setembro Amarelo neste último domingo, com uma camiseta que dizia: saúde mental é assunto sério o ano todo. Esta é a ideia. Falar o ano todo sobre saúde mental. E não somente em janeiro ou setembro”.