No dia 20 de janeiro, na votação da Reforma do Governo do Prefeito Sebastião Melo, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino fez uma emenda ao Projeto da Reforma Administrativa, incluindo a seguinte atribuição para a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP): planejar, coordenar, articular, executar e controlar as políticas e ações voltadas para o desenvolvimento e promoção qualidade de vida no trabalho do servidor.
Conforme relato da vereadora: “o setor ou área de qualidade de vida do servidor é fundamental, ainda mais em tempos de pandemia. Precisamos incluir um setor ou coordenação na SMAP, que cuide da promoção da qualidade de vida. Este setor tem que ter um status estratégico”.
A vereadora Tanise Sabino, em seu pronunciamento, também salientou que a pandemia do coronavírus revelou uma outra pandemia oculta, invisível, na área da saúde mental, relacionado à ansiedade e depressão. Uma pesquisa apresentada pela FIOCRUZ, de outubro de 2020, mostra que sintomas de ansiedade e depressão afetaram 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, no Brasil e na Espanha. Além disso, 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono.
Em outros governos existia o setor chamado “assessoria de qualidade de vida”, ligado diretamente ao secretário da pasta. Neste último Governo, 2017-2020, esta assessoria foi extinta, ou melhor, foi realocada para outras estruturas, perdendo totalmente o seu protagonismo.
O encaminhamento, então, da emenda foi de incluir uma coordenação de qualidade de vida que tenha como objetivo desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde, visando à conscientização para adoção de hábitos saudáveis, desenvolvidas ao público geral de servidores e fundamentadas na premissa da educação para o autocuidado.