No dia 19 de maio, a Vereadora Tanise Sabino e a Coordenadora da Saúde Mental do município, Dra. Cristiane Stracke, visitaram a “Geração POA – Oficina Saúde e Trabalho”, que é um serviço público e gratuito do sistema Único de Saúde (SUS), que promove ações em saúde, educação, cultura e economia solidária através do trabalho. É um espaço que afirma o trabalho enquanto possibilidade de trocas sociais e que busca o fortalecimento dos vínculos solidários, da autonomia e da cidadania. As atividades são oficinas voltadas para geração de renda. Os encaminhamentos são realizados pelas unidades básicas de saúde e centros de atendimento psicossocial – CAPS.
O processo de trabalho dos usuários-trabalhadores passa pela aprendizagem, produção, comercialização, gerenciamento e construção de relações significativas pautadas no trabalho coletivo e solidário.
A Geração POA apresenta diversas oficinas como: a) a Economia Solidária que acontece por meio de oficinas autogestionadas com as técnicas de papel artesanal, serigrafia, costura e velas; b) o trabalho e Arte, através de oficinas de expressão, desenho, pintura, escrita, fotografia e c) Apoio e acompanhamento no mercado formal de trabalho ou aprendizagem, através da inclusão pela lei de cotas para pessoas com deficiência psicossocial.
Além dessas atividades, são desenvolvidos projetos coletivos como o Gera Encontro, evento realizado periodicamente junto aos espaços da cidade para compartilhar e produzir criatividade, diálogos, cultura e arte.
Conforme a Vereadora Tanise Sabino “Quero aqui, parabenizar a Coordenadora, minha xará Tanise Kettermann, também psicóloga pelo excelente trabalho que vem realizando à frente deste serviço. Percebemos o cuidado e atenção em cada detalhe. Parabéns!”.
Participaram também da visita ao Geração POA, a equipe de saúde mental do município, além da Dra. Cristiane Stracke, a Ana Carolina Hornos, Mara Lago e Laura Castro.