Em uma importante reunião realizada na manhã destasegunda-feira (05/8), a Vereadora psicóloga Tanise Sabino, juntamente com o Dr. Alceu Gomes, médico psiquiatra e coordenador do Centro de Autismo, estiveram no Hospital Vila Nova para discutir a possível adesão da Prefeitura de Porto Alegre ao programa TEA Acolhe. Recebidos pelo Dr. Dalmolim, diretor do hospital, o encontro teve como pauta principal a expansão dos serviços voltados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital gaúcha.Participou também da reunião, o Dr. Tomás, Médico Psiquiatra, responsável pela parceria do Hospital com o CERTA.
O programa TEA Acolhe, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tem como objetivo ampliar e qualificar o atendimento às pessoas com autismo, proporcionando um cuidado integral e especializado. Durante a conversa, Tanise Sabino destacou a importância da adesão da prefeitura ao programa como uma maneira de fortalecer a rede de apoio às famílias e indivíduos com TEA, facilitando o acesso a tratamentos e acompanhamento adequado. Tanise referiu “o Centro de Autismo em Porto Alegre é excelente, mas temos mais de 800 crianças em fila de espera. Precisamos ampliar o atendimento”.
Dr. Alceu Gomes reforçou a necessidade de um esforço conjunto entre as esferas municipal e estadual para garantir que os autistas recebam o cuidado que merecem. “A integração das políticas públicas é fundamental para que possamos atender às demandas específicas desse grupo, assegurando a eles um atendimento humanizado e eficiente. Precisamos ampliar a nossa capacidade de atendimento”, afirmou o médico psiquiatra.
Por sua vez, o Dr. Dalmolim mostrou-se receptivo à proposta e enfatizou a importância de parcerias como essa para ampliar a capacidade de atendimento do hospital, especialmente em um campo tão sensível quanto o do TEA, entretanto salientou a questão financeira. “Acreditamos que a adesão ao TEA Acolhe pode trazer grandes benefícios para a nossa cidade, e estamos a disposição para colaborar com a prefeitura e o estado na implementação desse programa. No entanto precisamos conversar com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, para entender o número de vagas e o aporte financeiro ”, declarou o diretor do Hospital Vila Nova.
A reunião encerrou-se com o compromisso de ambas as partes de continuar as negociações entre Prefeitura e Governo do Estado e alinhar os próximos passos para que Porto Alegre possa se tornar uma referência no atendimento a pessoas com TEA, fortalecendo a rede de saúde mental e oferecendo suporte essencial para as famílias.
Com essa iniciativa, a vereadora Tanise Sabino reforça seu compromisso com a saúde mental e com a luta pelos direitos das pessoas com autismo na capital gaúcha.