“Após receber algumas demandas da comunidade do Beco do Adelar, na Zona Sul de Porto Alegre, fiz o pedido desta reunião com o Prefeito Melo, entendendo que esse encontro, que acontece agora aqui no gabinete da prefeitura, tem como objetivo principal a entrega formal de um pedido da AMBA, solicitando melhorias para a região.” Assim, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino iniciou suas atividades na manhã desta segunda-feira (21), no Paço Municipal de Porto Alegre. O Prefeito Sebastião Melo acolheu a solicitação da parlamentar para realização do encontro juntamente com uma liderança da comunidade local, Cézar Ramos, atual Presidente da Associação dos Moradores do Beco do Adelar (AMBA) e, através desta pauta foi viabilizado encaminhamentos de demandas, com pedidos de providências em relação às seguintes temáticas: moradia, educação infantil e segurança pública.
De acordo com o presidente da AMBA no que tange a moradia, “desde 1992, conquistamos a urbanização e regularização fundiária da área onde está assentada a nossa comunidade através do Orçamento Participativo. Sendo que, a posse da área foi reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Estado desde 1988. O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) já está pronto. O DEMHAB iniciou a urbanização, mas desde o ano de 2000 tudo parou e até a presente data. São cerca de 700 famílias que aguardam com ansiedade o título de posse de seus terrenos, para inclusive contribuir com o município através da regularização e possibilidade de pagamento de IPTU. Por isso, estamos aqui para solicitar que o DEMAHB conclua o seu trabalho na nossa comunidade.”
Já na área da Educação Infantil, Cézar Ramos ressaltou que: “A nossa ECEI já está atendendo 135 alunos e não tem mais espaço para ampliação do prédio. Além disso, a nova política da Educação Infantil em Porto Alegre nos tirou o direito de primeiro acolher os filhos dos moradores mais próximos e locais para ocupar as vagas da nossa Creche Comunitária. Agora tudo passa pela Central de Vagas, que muitas vezes manda nossas crianças para outras escolas mais distantes e trazem para a nossa escola alunos de outras localidades. Esta política da SMED precisa mudar, porque está prejudicando as famílias muitas vezes. Também queremos a conclusão da obra da Creche da Urubatã e, que seja entregue para a nossa comunidade. Por último, mas não menos importante queremos informar e ratificar que alugamos um prédio para acolher 40 crianças do M1 e M2, em sala de aula, já fazem mais de dois anos e até agora a SMED não nos atendeu para tratar e fazer encaminhamentos sobre.”
No que tange a saúde e segurança pública, com a prevenção de acidentes de trânsito, Ramos destacou que “desde antes da duplicação da Avenida Juca Batista lutamos para proteger os nossos moradores que necessitam atravessar essa via. Primeiro conquistamos um ‘quebra-molas’ e depois da duplicação conquistamos uma ‘lombada eletrônica/pardal’. A lombada eletrônica, inserida em frente a nossa comunidade, estava desligada desde dezembro e para nossa surpresa nessa semana que passou, ao invés de consertá-la a EPTC removeu o equipamento. Muitas vidas foram ceifadas anteriormente pela velocidade do trânsito nessa área. Os atropelamentos haviam parado, graças aos controladores de velocidade. Será que vamos ter que passar novamente o que já passamos anos atrás? Esperamos bom senso e providência da Prefeitura juntamente com a EPTC, para recolocação imediata dos equipamentos que foram retirado”.
Outra pauta tratada, foi a designação da emenda parlamentar, designada na época, pelo Vereador Reginaldo Pujol para a Instituição Comunitária De Educação Isabel Vieira no valor de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil). O valor já foi empenhado, mas ainda não entrou na conta.
O Prefeito Sebastião Melo se mostrou disposto, dando encaminhamento das demandas aos órgãos responsáveis e solicitando imediatamente a assessoria do gabinete que, “agendem com o DEMAHB uma reunião para informações acerca da realidade atual para regularização desta região. Entrem também em contato com a EPTC. Eu quero um retorno frente a esta situação e antes da resposta à comunidade e AMBA, quero que falem diretamente comigo para solucionarmos se possível o quanto antes isso.” Na presença do Secretário Adjunto Financeiro da SMED, Mario Jaime Gomes de Lima, Melo falou que “Porto Alegre, a SMED, não pode ter uma regra para os outros e outra regra para eles da comunidade da AMBA. Se tem escola na localidade é prioritariamente para as crianças de lá, daquela comunidade. Se está acontecendo diferente, está errado. Precisamos uma resolução para esta, que é uma prática burocrática Secretário Mário.”
A Vereadora Psicóloga Tanise agradeceu ao Prefeito Melo mais uma vez pela acolhida das demandas da Zona Sul da Capital e, pela sempre agilidade dos encaminhamentos em prol de melhorias à população. Além do Prefeito Sebastião Melo, do Secretário Adjunto da SMED Mario Lima, e da Vereadora Tanise Sabino, também esteve presente na reunião, o advogado Reginaldo Pujol, assessor especial do Gabinete do Prefeito no processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre, Ex-vereador eleito para oito mandatos e Ex-presidente do Legislativo Municipal, o qual, durante sua gestão, concedeu emenda favorecendo a comunidade a qual pertence a AMBA.